sábado, 29 de agosto de 2009

ELEMENTOS DO CLIMA

Temperatura: A temperatura é tida como um dos mais importantes elementos climáticos. Tem como definição: estado térmico da atmosfera, referindo-se a sensação de frio e calor. Ela é medida pelo aparelho termômetro, sendo utilizadas duas escalas: Celsius, a mais comum e Fahrenheit. Elas podem ser convertidas, por exemplo de Celsius para Fahrenheit e vice-versa, tendo em vista que 0°C = 32°F.


Umidade: Elemento o qual influencia diretamente na vida humana, a umidade pode ser definida como o conteúdo de vapor d’água que impregna os corpos e que se encontra presente na troposfera (zona inferior da atmosfera). É tida como um dos fatores que mais influencia o clima, pois regula a temperatura do ar, sendo decisiva na ocorrência de tempestades e precipitações, em geral, como a chuva. Por exemplo, os climas quentes são divididos em equatoriais e tropicais, os primeiros apresentando chuvas constantes e abundantes, e os segundos, chuva alternada com estação seca.




Pressão Atmosférica: Dependendo da gravidade do local e de como essa é determinada pela latitude, a pressão atmosférica insere-se como a força exercida pela atmosfera sobre a superfície da Terra, equivalente a uma coluna de mercúrio de 1 centímetro de diâmetro e 36 centímetros de altura. Por ser fluido, o ar tende a acumular-se nas camadas mais baixas e, devido ao peso das camadas superiores, comprime-se e torna-se mais denso e pesado. Em altitudes elevadas, porém, o ar é mais rarefeito, dilatado e posteriormente leve, resultando em menor pressão atmosférica se comparado à superfície. Além disso, esse fenômeno varia ainda em função da temperatura; quando aquecido, e ar torna-se menos carregado e, quando resfriado, mais denso. O aparelho que mede a pressão atmosférica denomina-se barômetro, cuja unidade de medida é o milibar, correspondente a 1.000 dinas por centímetro quadrado. Ao nível do mar, a pressão atmosférica é de cerca de 1,014 milibares.


Radiação Solar: O Sol emite energia constantemente, a energia solar é absorvida pela atmosfera, oceanos e pela terra, em quantidade relativamente grande: 64%, porém cerca de 36% é refletida, sendo devolvida ao espaço. Essa dinâmica permite que o planeta se aqueça e que a vida seja possibilitada.Essa energia é a protagonista do funcionamento do sistema Terra-atmosfera, sendo a responsável pela evaporação da água do planeta, pelo aquecimento e pela movimentação da atmosfera, de forma que todo o clima é por ele influenciado.

77 comentários:

  1. olha posso dizer que das pesquisas que eu fiz comparando todos os resultados essa foi a mais sensata a que mais explicou mostro figuras e realmente soube explicar sobre OS ELEMENTOS DO CLIMA











    EXELENTE!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. q desgraça de site lixo

      Excluir
    2. que otimo esse site me ajudou para um trabalho o criador dele deve ser um grande cientistas

      Excluir
    3. e se saite tambem me ajudou com a tarefa esse cara deve ser inteligente pra caramba concordo com vc !!!!!

      Excluir
    4. Joao vitor,não eh saite,é site...aprende a escrever,se não tu se ferra do mesmo jeito :)

      Excluir
    5. E em segundo lugar,isso é um blog,nn um site...

      Excluir
    6. não er muito bom não!!

      Excluir
    7. Idiota de João Victor isso ñ e um site e nem saite seu burro jumento kkkkkkkk aprenda a escrever idiota de novoo

      Excluir
    8. Anônimo, seu burro, seja lá quem for, mas tenha respeito por ele, pois o "ñ" existe apenas no espanhol, aqui seria: "nh", seu burro, deixa ele em paz, e nem é "er", é "é", seu jumento. :D

      Excluir
    9. E não é "blog", é "blogspot" burro.

      Excluir
    10. fácil zoar e criticar as pessoas difícil é ser o certo.o cara escreve errado e vc quer zoar vê se aprende.ao invés de você zoar as pessoas porque você não dá conselhos a ela.

      Excluir
    11. e nem é homem para revelar sua verdadeira identidade

      Excluir
    12. pau no cu viadinho

      Excluir
    13. pra que falar tanto meu filho?
      e so dizer q gostou viadinho

      Excluir
  2. este site ajudoume para um teste...mm

    ResponderExcluir
  3. elemento climatico - é qualquer das propriedades ou condiçoes da atmosfera que, em conjunto, determinam o estado fisico do tempo ou clima num dado local para um determinado momento ou periodo. elementos do clima - temperatura, precipitaçao, humidade relativa e absoluta, vento, insolaçao..

    ResponderExcluir
  4. ESSE E O MELHOR SITE SOBRE CLIMS QUE EU JA VI POIS FALA SOBRE TUDO!!!
    SUPER OTIMO SITE!

    ResponderExcluir
  5. uhuuull maneiro , parabens pelo site, oks }?
    briiigada, ajudou muiuiiito !

    ResponderExcluir
  6. gente valeu me ajudaram paca bjuss

    ResponderExcluir
  7. Estava perquisando ELEMENTOS CLIMÁTICOS, de 5 sites, esse foi o unico que está certo, os outros colocaram elementos climáticos = fatores climáticos.
    Parabens para o autor desse site.

    ResponderExcluir
  8. obrigado,ajudou-me bastante

    ResponderExcluir
  9. esse site vai me ajudar na recuperaçao

    ResponderExcluir
  10. legal, so falta falar sobre chuvas e massas de ar!

    ResponderExcluir
  11. Esse site é muito bom pois ele mi ajudou fazer uma pesquisa e explicou super bem.

    ResponderExcluir
  12. esse site me ajudou nesse dever e fez ele ficar mais facil !

    ResponderExcluir
  13. valeu ajudou bastante na pesquisa

    ResponderExcluir
  14. oxurÊÊÊÊÊÊÊ
    comoo me ajudou!

    ResponderExcluir
  15. um agora eu posso me bater uma com isso

    ResponderExcluir
  16. não tem nada de interessante nessa bosta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entao vai a puta q te pariu e faz o seu blog super legal

      Excluir
  17. o Anonimo po caraça inculto ! O site ajudou bastante, e esta super bem explicado

    ResponderExcluir
  18. Muito Bom, me ajudou muito

    ResponderExcluir
  19. Este Site esta sendo de grande ajuda para mim!
    Quero parabenizar todos que participam da confecçao deste maravilhoso trabalho!
    Pretendo passar para Concursos Dificies, e este site está ajudando muito nas minhas pesquisas!
    .
    Valeeu!
    Dee.Moraes

    ResponderExcluir
  20. esse Site me ajudou muito na pesquisa escolar

    ResponderExcluir
  21. ESTE FOI MUITO BOM PARA MIN TODO TRABALHO QUE EU FIZER DE GEOGRAFIA VENHO PRA ESSE SITE

    ResponderExcluir
  22. Acho que faltou apenas o efeito maritimidade e continentalidade

    ResponderExcluir
  23. 'Anônimo disse...
    Acho que faltou apenas o efeito maritimidade e continentalidade'

    Maritimidade e Continentalidade são Fatores Climáticos, e não Elementos. ;)

    ResponderExcluir
  24. me ajudou muinto no trabalho de geografia valeu gente

    ResponderExcluir
  25. valeu,mas ñ conseguir ler

    ResponderExcluir
  26. parabens aos autores do trabalho e queria dizer que me ajudaram para um teste.
    MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito deste blog , porque me permitiu realizar um grande trabalho .
    Continha todas as informaçoes necessarias para a realizaçao e o sucesso final do Trabalho .
    Tentem obter mais informaçao e acredito que este possa ser o maios Portal do MUNDO :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

      Excluir
  28. gostei da informaçao mi ajudou muito... Augusto Dimaz ´´ISCED´´

    ResponderExcluir
  29. ADOREI esse site...
    Esse site foi feito por alunos do Colégio Militar né!
    Gosto muito desse colégio apesar de estudar nele!
    Bjs Anonimo

    ResponderExcluir
  30. AAAH Voce esqueceu do vento ok!


    Bjs Aquela pessoa ali em cima

    :) :D Rsrsrsrrsrsrsr

    ResponderExcluir
  31. Hey , eu queria saber os 8 Elementos Modificadores do Clima!
    aguardando á resposta.

    ResponderExcluir
  32. HA' esse site me salvo véii!!!! ainda bein q eu encontrei, me ajudo a faze um trbalho!! /O/ ¬.¬

    ResponderExcluir
  33. acertei minha tarefa todinha gaças a o criador do site muito obg

    ResponderExcluir
  34. muito bom esse site!!
    me ajudou bastante.
    Brg.

    ResponderExcluir
  35. gostei do site mw ajudou em uma tarefa super importantee

    ResponderExcluir
  36. bom mas precisa melhorar esses cara filhos da puta nao fazem nada de bommmm

    ResponderExcluir
  37. adorei esse site usei para dever de casa

    ResponderExcluir
  38. Adorei o site só que há um pequeno erro Humidade escreve-se com -h!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LOGICO QUE NÃO!! UMIDADE SE ESCREVE COM "U" NÃO COM "H" !! Não sabe nem o que tá falando, e vem falar merda!!

      Excluir
  39. a mim tambem ajudou-me muito agoro ja posso far o meu trabalho excelentissmo good!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  40. hahahaha ,ainda nao havia reparado tens razao mas erros e acidentes todo o mundo comete...............

    ResponderExcluir
  41. obrigado esse site mim ajudou muito no meu trabalho parabéns para o autor bjsssssssss

    ResponderExcluir
  42. Ótimo site , me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  43. Ajudou muito! parabéns pelo seu conhecimento

    ResponderExcluir
  44. 0000kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  45. como os elementos climáticos interfere no clima?

    ResponderExcluir
  46. gostei bastante desse blog muito bom ,esta me ajudando para a prova!!! o dono deve ser muito inteligente mesmo!!!!!Ameei vou indicaar!!*-*

    ResponderExcluir
  47. gostei muito me ajudou bastante vou frequenta sempre esse site obrigado pela ajuda. :)

    ResponderExcluir
  48. este blog é mto bom, me ajudou pra caramba :D !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  49. Olha, para ser sincera, fiz pesquisas em livros, na internet, em bibliotecas....e essa foi a pesquisa mais detalhada, resumida, e bem elaborada que encontrei. Muito obrigada !!

    ResponderExcluir
  50. kkkkk bando de menina protegeno os outros que sao uns idiotas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para de burrice seu idiota nao fala isso
      os caras fala errado e o probrema e deles

      Excluir
  51. Me ajudou muito na pesquisa escolar vlw !

    ResponderExcluir
  52. Eu gostaria de saber os elementos basico do clima para a prova de amanha :(

    ResponderExcluir

“O clima é o conjunto de estados do tempo meteorológico que caracterizam o meio ambiente atmosférico de uma determinada região ao longo do ano. O clima, para ser definido, considera um subconjunto dos possíveis estados atmosféricos e, para tal, requer a análise de uma longa série de dados meteorológicos e ambientais." (Wikipedia)