sábado, 29 de agosto de 2009

MICROCLIMAS

Apesar das classificações climáticas, há regiões do planeta que possuem um clima específico e isolado. Segundo Geiger microclimas são todos os climas restritos a áreas muito reduzidas. Eles são determinados pelo próprio ambiente, ou seja, pelo solo, vegetação e acúmulo de matéria orgânica. Podem ser divididos em dois tipos: de vegetação e urbano. Um exemplo de área com microclima de vegetação são as florestas, nestas as árvores retém calor solar, assim aquecendo a região. De forma que no interior da floresta a temperatura seja mais amena, chegando a ser até cinco graus mais baixa. Já as grandes metrópoles muitas vezes constituem as chamadas ilhas de calor, um microclima urbano. Essas ilhas ocorrem, quando a cidade está localizada em uma área coberta por ar quente, aproximadamente a 120 metros. Uma causa disso é a falta de vegetação e a combustão dos motores de veículos, em geral. Isso faz com que a emissão de gases aumente, levando a um aumento de temperatura, em até seis graus. Esses microclimas são importantes, de forma que seja necessário preserva-los. Eles estão vinculados com a vegetação da região, com a superfície aquosa, com o ecossistema em geral. Assim, uma alteração no mesmo, pode levar a um desequilíbrio ecológico da área.

13 comentários:

  1. eu achei muito ruim pq ñ da para entender nadiqua e nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RESUMO:
      microclima= regiões que possuem climas específicos e isolados.
      ou seja; digamos que a região em geral costuma ter a temp em trono de 25 graus, se em algum lugar dessa região tiver um micro clima significa q a temp vai mudar ou para mais baixo ou para mais alto (não só a temperatura mas também a quantidade de chuvas e tals)

      microclima é determinado pelo próprio ambiente: solo, vegetação e o cúmulo de matéria orgânica
      então o clima vai depender do tipo do solo, da vegetação e do cúmulo de matéria orgânica que há nesse específico ambiente portanto se no mínimo um desses três fatores mudarem, o microclima será afetado (o microclima também mudará)

      Existem 2 tipos de microclima:
      1.VEGETAÇÃO:
      Ex: Florestas
      Nas florestas as arvores vão reter o calor solar fazendo cm que a area geral da região fique mais quente do que dentro da floresta (dentro da floresta= lugar afetado pelo microclima) que pode ser até 5 graus mais baixo do que a região fora do microclima.
      2.URBANO
      Ex: grandes metrópoles (exemplo: são paulo, rio de janeiro, entre outros)
      As áreas afetadas por este tipo de microclima (grande metrópoles, por exemplo) são envoltas por “ilhas de calor”. Ilhas de calor ocorrem quanto a cidade está coberta por ar quente por falta de vegetação e combustão de motores, isso faz com que a emissão de gases aumente o que causa a temperatura aumentar até 6 graus a mais.

      Qualquer alteração geológica na região afetada pelo microclima pode causar desiquilíbrio ecológico da área, por isso é importante preservarmos o microclima.

      Excluir
  2. eu sou o melhor,do melhor do mundo em fingir que entendi esse texto...

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado deu pra esclarecer um pouco,agora vou fazer meu trabalho escolar bjs e mais uma obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Galera, este é um texto específico. quem não estiver estudando nada relacionado realmente não vai entender. Eu, por exemplo, sou estudante de arquitetura e entendi tudo, pois achei esta página enquanto pesquisava tema do meu interesse :)

    ResponderExcluir
  5. MUITO BOM ESSE TEXTO
    gostei!!!

    ResponderExcluir
  6. Essa imagem ajuda a entender

    http://www.new-learn.info/packages/euleb/es/glossary/index.html

    ResponderExcluir
  7. Texto mt bom! Ajudou bastante! Parabens e obrigada!

    ResponderExcluir

“O clima é o conjunto de estados do tempo meteorológico que caracterizam o meio ambiente atmosférico de uma determinada região ao longo do ano. O clima, para ser definido, considera um subconjunto dos possíveis estados atmosféricos e, para tal, requer a análise de uma longa série de dados meteorológicos e ambientais." (Wikipedia)