segunda-feira, 17 de agosto de 2009

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

O clima não é algo fixo, ele passa por períodos de mudança, como as conhecidas eras do gelo, períodos glaciais. Porém, atualmente, o clima vem mudando com mais freqüência, comparado ao que era antigamente. Isso se deve a vários fatores tanto externos como internos. Mas podemos considerar como principal fator externo, a intensidade da radiação solar no nosso planeta e, como interno, a ação antropológica, ou seja, a ação dos seres humanos sobre a Terra. A temperatura terrestre, e a vida sobre o planeta, dependem do Sol, que emite radiação sobre a Terra. A intensidade dessa radiação varia com os ciclos solares, que fazem com que ocorra, por exemplo, variações glaciais e fenômenos como El Niño e La Niña.
- El Niño e La Niña: Esses fenômenos são mudanças na temperatura na água de partes do Oceano Pacífico. O El Niño, a cada três ou quatro anos, aquece as águas do Pacifico, enquanto que La Niña o esfria, provocando redução na temperatura terrestre. A mudança da temperatura das águas provoca alterações na intensidade dos ventos alísios que pode fazer com que massas de água quente e de ar, se desloquem no Pacífico de forma diferente dos registros das médias históricas. As variações de intensidade desses ventos influenciam na pressão atmosférica do oceano, afetando o clima em varias partes do mundo.
Há também a retenção de energia calorífica na Terra, através do chamado efeito estufa, porém atualmente, tendo em vista ações humanos, muito calor é mantido no planeta, levando ao chamado Aquecimento Global.

- Aquecimento Global: A temperatura da Terra é, em média, em torno de 15 graus. Ela é proporcionada pelos chamados gases estufa, ou seja, gases que mantém a radiação solar, ou seja, o calor do Sol, na Terra, assim a aquecendo. Dióxido de carbono, vapor d’água e metano são alguns desses gases. Porém, atualmente, devido a fatores tanto internos quanto externos, esses gases estão presentes em maior quantidade, causando o chamado aquecimento global. Esse aumento é principalmente fruto de ações do homem, o que começou na revolução industrial, quando se passou a utilizar o carvão como fonte de energia o qual armazena toneladas de dióxido de carbono. O aquecimento global faz com que a temperatura do planeta aumenta, alterando o clima, em proporções mundiais. Os efeitos, porém, são desastrosos: geleiras descongelando o que leva a um aumento o nível do mar, o que, no futuro, causaria a inundação de cidades litorâneas, bem como o desaparecimento de ilhas. Os furacões e tufões ficaram ainda mais destrutivos e a temperatura cada vez maior, levaria a transformação de regiões semi-áridas em verdadeiros desertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O clima é o conjunto de estados do tempo meteorológico que caracterizam o meio ambiente atmosférico de uma determinada região ao longo do ano. O clima, para ser definido, considera um subconjunto dos possíveis estados atmosféricos e, para tal, requer a análise de uma longa série de dados meteorológicos e ambientais." (Wikipedia)