terça-feira, 11 de agosto de 2009

Introdução

Apesar dos grandes avanços científicos e da consolidação humana em diversas paisagens naturais, os elementos que as compõem apresentam uma dinâmica ampla e singular, cuja independência exige a adaptação do homem aos diferentes espaços. Nesse contexto, criamos classificações a fim de tornar fenômenos práticos mais inteligíveis, impondo-nos diante de formas complexas como o relevo, o solo, a vegetação, a hidrografia e o clima - nosso principal enfoque.
Envolvendo um extenso período de observações, o clima é o resultado da constante interação entre a atmosfera e a superfície terrestre e o precursor de todas as atividades humanas. Apresentaremos, a partir de uma visão sincrética, seus principais componentes: latitude, maritimidade, altitude, pressão atmosférica, umidade, temperatura, ventos, correntes oceânicas e massas de ar, bem como suas diferentes classificações. Além disso, a distinção entre clima e tempo, sua influência na vida econômica, na vegetação e no condicionamento dos rios também serão alvos de nossos estudos, já que o conhecimento desses pelo seu próprio ritmo é intrínseco para cessar o processo de degradação ambiental, bem como para a estatística, principal ferramenta de investigação da meteorologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O clima é o conjunto de estados do tempo meteorológico que caracterizam o meio ambiente atmosférico de uma determinada região ao longo do ano. O clima, para ser definido, considera um subconjunto dos possíveis estados atmosféricos e, para tal, requer a análise de uma longa série de dados meteorológicos e ambientais." (Wikipedia)