domingo, 30 de agosto de 2009

TIPOS DE CLIMA

Tropical: O clima tropical é uma “faixa de transição” entre os climas equatorial, excessivamente úmido, e desértico, excessivamente seco. Apresenta estações bastante equilibradas quanto á distribuição das chuvas, ao se aproximar dos trópicos, a estação seca tende a aumentar, logo, clima tropical seco. Se a estação úmida superar a seca, então o clima é tropical úmido. Ele ocorre na América do Sul, África Oriental e parte da África do Sul, Sul da Ásia (Índia e Indochina), onde o clima tropical é influenciado pelas monções, e Norte da Austrália. Em geral é caracterizado por temperaturas elevadas, em média 20ºC, e com uma amplitude que não ultrapassa os 10ºC. Os verões são quentes e úmidos e os invernos com temperaturas menores e queda na precipitação.
Subtropical: O clima subtropical é característico (mas não exclusivo) das áreas geográficas a sul do Trópico de Capricórnio e a norte do Trópico de Câncer, mais precisamente entre os paralelos 23º27'30'' e 35º, a chamada zona subtropical. Compreende as regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, a região do Vale do Ribeira, o extremo sul do Mato Grosso do Sul e os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por temperaturas médias anuais inferiores a 21º C, com amplitude térmica entre 9ºC e 13ºC. Nas áreas mais elevadas, o verão é suave e o inverno é mais frio, com nevadas ocasionais. Nas áreas mais baixas, a neve é rara ou nunca registrada, mas fortes geadas podem atingir toda a área de abrangência deste clima. Chove entre 1.000 mm e 2.000 mm anualmente, de forma bem distribuída ao longo das estações.

Mediterrâneo: Ao sul do continente europeu, na região banhada pelo Mar Mediterrâneo, ocorre o clima mediterrâneo, com médias térmicas superiores a 18°C. Essa região, que abrange o sul da França, Itália, Grécia, Portugal e Espanha, sofre a influência dos ventos vindos do Deserto do Saara, que tornam o clima mais quente e seco. O clima mediterrâneo é quente e seco no verão e é instável e úmido no inverno. o período de chuva dura de 2 a 4 meses, no inverno, sendo raro ocorrer precipitações no resto do ano.

Temperado: O clima temperado é aquele que ocorre nas regiões central da Europa, sudeste da Austrália, litoral sul da América do Sul, nordeste da China, norte do Japão e parte do Oriente Médio. Caracteriza regiões cuja temperatura varia regularmente ao longo do ano, com a média acima de 10°C, nos meses mais quentes e entre -3º e 18°C, nos meses frios. Possuem quatro estações bem definidas: um verão relativamente quente, um outono com temperaturas gradativamente mais baixas com o passar dos dias, um inverno frio, e uma primavera, com temperaturas gradativamente mais altas com o passar dos dias. A umidade relativa do ar, no inverno, fica entre 80% e, no verão, 90%. Há subdivisões no clima temperado conforme a área em que se situa como: temperado mediterrânico (Roma, Lisboa, Madri, Santiago do Chile), subtropical úmido (Curitiba, Porto Alegre, Houston), temperado marítimo (Prince Rupert, Limoges, Açores), temperado subártico (Punta Arenas, Monte Dinero), temperado continental (Moscou e Chicago).
De Altitude: Ocorre em todas as áreas com altitude elevada, a qual influência tanto na temperatura quanto nas precipitações. O verão é curto e apresenta temperaturas de no máximo 10°C e o inverno muito frio. Normalmente a amplitude térmica é baixa. As precipitações são frequentes durante o ano, muitas vezes, na forma de neve.

Árido: O clima árido é aquele que ocorre nas regiões marcadas pela presença de deserto. Podemos encontrar este tipo de clima nos seguintes desertos: Saara, Arábia, Austrália, Atacama, Neguev, Kalahari, Sonora, entre outros. Os Climas secos (áridos e semi-áridos) são caracterizados pelos fato da precipitação (volume de chuvas) ser menor do que a taxa de evaporação e transpiração, uma elevada amplitude térmica e uma baixíssima umidade relativa do ar.
Polar: O clima polar, como o próprio nome já diz, é característico das regiões polares, portanto, em altas latitudes. Neste tipo de clima que abrange toda a Antártida no hemisfério sul e as regiões norte do Alaska, Canadá, Sibéria, Groenlândia e boa parte da Islândia as temperaturas médias são muito baixas e ficam sempre negativas. No verão chegam aos -10 ºC e no inverno podem alcançar os -60 ºC, sendo que na Antártida o inverno é totalmente inóspito com temperaturas que podem chegar a -80 °C ou até mais baixas no interior do continente. São regiões de ventos intensos e que ficam cobertas de gelo neve durante todo o ano, com exceção das faixas litorâneas onde uma vegetação de tundra aparece durante o curtíssimo verão. No inverno há dias em que o Sol não nasce, e certos dias no verão ele não se põe (Sol da meia-noite) Também é um clima que apresenta altas amplitudes térmicas diárias e anuais.

Alpino: Clima alpino é um clima existente numa região situada a uma altitude acima da linha das árvores, uma linha imaginaria em que acima dela não há a ocorrência de arvores.
Este clima é mais frio nas áreas elevadas, pois os raios do sol não aquecem a atmosfera diretamente, ela é aquecida pelo calor da superfície, que irradia o calor recebido do sol. A taxa média seca do lapso é menos 10°C por quilômetro da elevação ou da altura.

Equatorial: Ocorre em áreas próximas à linha do equador, é caracterizado por altas medias mensais de temperaturas e grande índice de pluviosidade, superior a 2000 mm de precipitação anual. O clima equatorial não tem estações bem definidas, permanecendo sempre quente e úmido. Em conseqüência do clima, a vegetação predominante é a floresta equatorial, uma formação vegetal marcada pelo domínio de grandes árvores e uma biodiversidade das mais fartas do mundo.

Continental: Este clima é próprio das regiões do interior dos continentes em latitudes superiores a 45º. Caracteriza-se por invernos muito frios, longos e secos com temperaturas médias mensais que oscilam entre –10ºC e os 20ºC, devido à distância que as separa das áreas de influencia marítima,com as temperaturas de verão bastante altas que contrastam fortemente com os invernos, muito frios. A temperatura média anual é inferior a 10 °C.


Distribuição de Climas:

- no Brasil:



- no mundo:

18 comentários:

  1. é muito legal esta pagina de climas pois mostranos os climas que nunca pensamos que tinha nesse tal lugar,neste tal continente!

    ResponderExcluir
  2. allyce_bonekinha@hotmail.com17 de novembro de 2009 às 13:50

    como podemos ver o clima é uma parte + ultilizada para serie d´setima á oitava!

    ResponderExcluir
  3. legal mais como eu axo os climas somente da américa: onde estão localizados e como são esses climas : clima polar, clima frio de montanha, clima temperado, clima equatorial, clima tropical, clima desértico, e clima semiárido em toda a américa?

    ResponderExcluir
  4. legal me ajudo muito vlw

    ResponderExcluir
  5. mt bom essa pagina poisajudou mt quando eu precisei usar para trabalhos escolares e tambem e bom para relembrar a materia passada anteriormente

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelas informações... ajudou bastante :D

    ResponderExcluir
  7. Esse é o tipo de redação que poucos são capazes de elaborar e colocar no papel!
    parabéns...

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. porque vc é burroo bastande

      Excluir
    2. Como faço pra achar a bibliografia do clima subtropical?

      Excluir
    3. Como faço pra achar a bibliografia do clima subtropical?

      Excluir
  9. muito bom me ajudou muito no trabalho de cologia

    ResponderExcluir
  10. nao gostei muito mais deu pra entender alguma coisa sobre o climas de algumas regiões

    ResponderExcluir
  11. gostei,adorei esse site explica muito bem sobre o clima não muitos desse site que é enganoso coisa que não tem nada a ver :o
    :- o

    ResponderExcluir
  12. muito boa a explicação, ajuda bastante na hora de estudar, além de ser bem resmudo e ter bastante informação que os outros sites não informam. Vlww ;)

    ResponderExcluir
  13. muito boa a explicação, ajuda bastante na hora de estudar, além de ser bem resumido e ter bastante informação que os outros sites não informam. Vlww ;)

    ResponderExcluir

“O clima é o conjunto de estados do tempo meteorológico que caracterizam o meio ambiente atmosférico de uma determinada região ao longo do ano. O clima, para ser definido, considera um subconjunto dos possíveis estados atmosféricos e, para tal, requer a análise de uma longa série de dados meteorológicos e ambientais." (Wikipedia)